A avaliação está direcionada para as unidades escolares e
estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental, fase final do Ciclo de
Alfabetização, e insere-se no contexto de atenção voltada à alfabetização.
A Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA produzirá
indicadores que contribuam para o processo de alfabetização nas escolas
públicas brasileiras. Para tanto, assume-se uma avaliação para além da
aplicação do teste de desempenho ao estudante, propondo-se, também, uma análise
das condições de escolaridade que esse estudante teve, ou não, para desenvolver
esses saberes.
Assim, a estrutura dessa avaliação envolve o uso de
instrumentos variados, cujos objetivos são: aferir o nível de alfabetização e
letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática das crianças
regularmente matriculadas no 3º ano do ensino fundamental e as condições de
oferta das instituições às quais estão vinculadas.
Objetivos:
i) Avaliar o nível de alfabetização dos educandos no 3º ano
do ensino fundamental;
ii) Produzir indicadores sobre as condições de oferta de ensino;
iii) Concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e redução das
desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas
diretrizes da educação nacional.
Participação:
A ANA é censitária, portanto, será aplicada a todos os alunos matriculados no
3º ano do Ensino Fundamental. No caso de escolas multisseriadas, será aplicada
a uma amostra.
Características:
A avaliação utilizará os seguintes instrumentos:
questionários contextuais e teste de desempenho. Será aplicada
anualmente.
Aplicação
A aplicação e a correção serão feitas pelo INEP.
Considera-se apropriado que o professor regente de classe esteja presente à
aplicação.
Segue livreto informativo sobre a avaliação: LIVRETO INFORMATIVO ANA
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