Formação


    

Objetivos

     A formação no Pacto pela Alfabetização na Idade Certa tem como principal objetivo refletir, estruturar e melhorar a ação docente, no cotidiano da sala de aula, no primeiro ciclo da alfabetização, sob a perspectiva do letramento. Através do uso e da divulgação dos recursos didáticos e literários do MEC, os cursos voltados para os professores alfabetizadores pretendem refletir, também, sobre o currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, definir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento nas áreas da leitura, escrita e matemática, e promover instrumentos eficazes de avaliação, considerando a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais.
      Para além da função de transmitir a professores alfabetizadores métodos e estratégias que objetivem o domínio do código linguístico por parte de seus alunos, os cursos de formação consolidam a importância de uma formação continuada para um fazer pedagógico eficaz e de qualidade. A partir da concepção de que um indivíduo alfabetizado não é aquele apenas capaz de ler e escrever, mas cuja leitura e escrita sejam realizadas com êxito em diferentes situações sociais, o Pacto pretende contribuir na formação de pessoas capazes de se inserir e de participar ativamente do mundo, frente às diversas realidades e demandas socioculturais.

Dinâmica

      A estrutura dos cursos de formação é composta por dois formadores diretamente sintonizados com os objetos de estudo e com a sala de aula. O primeiro, o professor formador, que realizará a formação dos orientadores de estudo, é vinculado às universidades públicas brasileiras. O orientador de estudos, por sua vez, organizará, com base nos princípios formativos, a formação dos professores atuantes nas escolas.
      Os orientadores de estudo são escolhidos entre os próprios professores pertencentes ao quadro das redes de ensino e com experiência como tutores do Pró-Letramento. Trata-se de uma formação entre pares, do qual deriva a constituição de um aprendizado em rede que será apropriado por estados e municípios. Os quatro cursos (para os professores do primeiro, do segundo, do terceiro ano e de turmas multisseriadas) são organizados em oito unidades, com temáticas similares, mas com focos de aprofundamento distintos.

Certificação

- Entregar todos os relatórios dos encontros (10 encontros);
- Entregar os dados dos professores cursistas e a lista com os que obtiveram 75% de frequência.

Professores cursistas:
- Ter, no mínimo, 75% de frequência;
- Entregar ao final da formação, um relato de experiência.

FONTE: Pacto/CEEL

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